“Ora, como tudo cansa, esta monotonia acabou por exaurir-me também. Quis variar, e lembrou-me escrever um livro.”
Machado de Assis, Dom Casmurro

A ideia

Se você tem uma boa história para contar, precisa acreditar nisso. É o primeiro passo para editar um livro.

Produção do texto

Sua ideia quer palavras certas e um arranjo adequado. A história precisa ser escrita de um jeito interessante e conquistar os leitores. Aí, entra em cena o seu talento, que não dispensa arregaçar as mangas e trabalhar muito.

Pausa

Depois do ponto final, dê um tempo ao seu texto. Deixe-o quieto. Volte a ele dias depois e, então, mantenha a emoção de lado. Releia seu trabalho como um crítico severo e criterioso.

Revisão do texto

Quando enfim considerar o texto pronto, permita que outros olhos o leiam. É o momento de um revisor corrigir todos os detalhes atentamente e depois devolver a você para analisar e burilar pelo tempo que for preciso. Busque a perfeição. Podemos ajudá-lo nesse momento, com revisão ortográfica realizada por profissional qualificado, a partir de texto em Word fornecido pelo autor.

Registro no EDA

Seu trabalho está pronto. Agora você precisa proteger a sua história, garantindo o direito de criação sobre a obra. Nessa providência, de importância fundamental, podemos lhe orientar sobre o preenchimento do formulário, o pagamento da Guia de Recolhimento e a apresentação do material em anexo, especialmente no caso de obras inéditas. O link a ser consultado é:

http://www.bn.br/servico/direitos-autorais/registro-ou-averbacao

ISBN, Ficha Catalográfica e Código de Barras

São providências tomadas pela Capitolina Edições, junto à Biblioteca Nacional:

  • ISBN — Internacional Standard Book Number – cadastro, no qual a obra recebe um número único, reconhecido internacionalmente, que a identifica segundo título, autor, país e editora, integra a ficha catalográfica.
  • Ficha Catalográfica – impressa no miolo do livro, contendo todas as informações bibliográficas necessárias à identificação e localização da obra em uma biblioteca. Precisa ser elaborada por um profissional formado em biblioteconomia.
  • Código de barras – a ser aposto na capa do livro.

Diagramação

É a hora de organizar visualmente seu livro, com ou sem ilustrações, a partir de arquivo digitado em Word. Oferecemos esse serviço e ressaltamos que um trabalho de diagramação realizado com cuidado, critério e arte, valoriza seu texto e ajuda a conquistar seu leitor.

Capa e ilustrações

É importante que a mesma atenção que você teve para criar seu texto, permaneça no momento de cuidar da apresentação de seu livro.

A capa, necessariamente, precisa ser de bom gosto. Não esqueça que os leitores nas livrarias ou nos sites, antes de conhecerem a história, serão atraídos em direção a ela pela visualização da capa de seu livro.

Ilustrações, quando necessárias, devem exigir um bom profissional. Um ilustrador sensível e competente, cujo traço compreenda seu texto e cujo trabalho valorize a obra como um todo.

Distribuição e Divulgação

Os livros editados pela Capitolina Edições são vendidos através de nosso site ou pelo telefone, sem cobrança de frete. Divulgamos as obras de nosso catálogo através do site www.capitolina.com.br, das redes sociais e de programas culturais.

Todas as obras publicadas são disponibilizadas para os leitores em versão eletrônica — e-book’s. Em breve ofereceremos, também, versões em audiolivros, ambas gratuitamente.

”Capitolina Edições,  publicando ideias e emoções”