setaMúsicos no universo da literatura infantil

A literatura infantil parece atrair a atenção de músicos famosos tanto brasileiros como estrangeiros que buscam esse contato mais próximo com as crianças por meio de suas obras.

chapeuzinho_amarelo_chico_buarque

O compositor, músico e escritor Chico Buarque de Holanda contribuiu para a literatura infantil com a obra Chapeuzinho amarelo editada em 1979 pela José Olympio com ilustrações de Ziraldo. O livro aborda os temores infantis através da personagem – uma menina com muito, muito medo mesmo, que chega ao  ponto de não brincar, não se divertir, não comer, nem mesmo dormir.

Um-Garoto-Chamado-Rorbeto

Gabriel, O Pensador, com “Um Garoto Chamado Rorbeto” pela editora Cosac Naify, ganhou o Prêmio Jabuti de melhor livro Infantil  em 2006. O livro é a fábula de um menino que se descobre diferente dos outros garotos. Além de ter o nome registrado não como Roberto e sim Rorbeto ainda contava com uma diferença que logo chamaria a atenção das outras crianças pois tinha seis dedos em sua mão direita. Dois anos depois lançou o livro Meu Pequeno Rubro-Negro, com ilustrações de Mario Alberto, publicado pela Editora Belas Artes.

A rosa vermelha e o cravo branco

Martinho da Vila também tem seu livro infantil pela Editora Lazuli “A rosa vermelha e o cravo branco”,  ilustrado por Marcos Garuti. Lançado em 2008. Conta a história de uma menina chamada Rosa que amava os livros e o carnaval.

Dr. Alex e o Oráculo de Quartz

E a cantora Rita Lee tem a série infantil “Dr. Alex”. O primeiro livro da série é baseado nas história que Rita contava aos filhos, antes de dormir. O primeiro, intitulado Dr. Alex, teve sua edição em 1986 pela Editora Global. A partir daí outras edições foram lançadas pela Editora Melhoramentos. “Dr. Alex e os Reis de Angra” saiu em 1988, “Dr. Alex na Amazônia”, saiu em 1990 e “Dr. Alex e o Oráculo de Quartz”, em 1991. Este último apresentado na XII Bienal do Livro. Os livros de Rita Lee abordam as preocupações com o meio ambiente.

Gus e Eu a História de Meu Avô e Minha Primeira Guitarra

O guitarrista Keith Richards, dos Rolling Stones, lançou um livro para crianças com ilustrações de sua filha Theodora Richards. O livro chamado Gus & Me: The Story of My Granddad and My First Guitar ( Gus & Eu: a História de Meu Avô e Minha Primeira Guitarra) conta a história do primeiro contato de Richards com a música incentivado por seu avô  e como ele ganhou sua primeira guitarra. Seu avô era membro de uma banda de jazz e teve grande influência em sua vida.

Yakov e os sete ladrões

A cantora Madonna já conta com 5 livros infantis publicados. Todos os livros são sucessos internacionais em diferentes países, são eles: As Rosas Inglesas, As maçãs do Sr. Peabody, Yakov e os sete ladrões, As aventuras de Abdi e Enrico de Prata. No Brasil todos foram lançados pela Editora Rocco. As ilustrações são muito primorosas, feitas por diversos profissionais como Jeffrey Fulvimari, Andrej Dugin e Olga Dugina (estes últimos foram responsáveis pela ilustração conceitual do filme Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban), Gennady Spirin e Loren Long.

livro Forever Young bob dylan

Bob Dylan em parceria com Paul Rogers, teve uma de suas composições transformada em livro Infantil. O livro Forever Young é inspirado na canção de mesmo nome gravada pela primeira vez no álbum “Planet Waves”, de 1974. Em 2007 Paul Rogers foi contatado pela editora Simon & Schuster para desenhar a canção que Dylan compôs em 1973 para seu filho mais novo, Jakob Dylan, de apenas três anos de idade. Rogers criou uma historia em que um garoto recebe um violão de presente que o acompanhará em seu crescimento. A obra também traz ilustrações, dicas, citações e referências da carreira do cantor.  No Brasil foi publicado pela Editora Martins Fontes.

O homem deu nome a todos os bichos bob dylan

Outra obra musical de Dylan desta vez com desenhos de Jim Arnosky, também transformada em livro, foi “O homem deu nome a todos os bichos”, publicado pela Editora Nossa Cultura. A música constava do CD “Slow train coming”, lançado em 1979.

Octopu’s Garden livro ringo starr

Octopu’s Garden, composta em 1968 pelo ex-Beatle Ringo Starr, faz parte integrante do disco Abbey Road, dos Beatles. O livro com o mesmo título da música tem ilustrações de  Ben Cort e foi publicado pela Editora Simon & Schuster . A história de cinco crianças que viajam ao fundo do mar e encontram o jardim de um amistoso polvo que os leva para brincar com tartarugas e encontrar diversos outros animais marinhos.

Lá no Alto das Nuvens paul

O músico e compositor (ex-Beatles)  Paul McCartney  que também é um grande defensor dos animais, tem seu livro infantil intitulado High in the Clouds: An Urban Furry Tail (no Brasil lançado com o título “Lá no Alto das Nuvens”) escrito por McCartney em parceria com Geoff Dunbar e Philip Ardagh. Publicado no Brasil pela Editora Planeta conta a história do esquilo Serelepe que se vê forçado a abandonar a floresta, destruída pelos planos de expansão da malvada Gadolfa e parte em busca de um santuário para os animais, chamado Animália.